Sobre
o evento
Como
participar
Está no ar a terceira edição do Festival da Cultura Empreendedora, que acontece nos dias 6, 7 e 11 de julho de 2023. Com o tema “Da necessidade à oportunidade: a jornada do(a) empreendedor(a)”, o evento, promovido pelo Instituto Alcoa, vai discutir os diferentes caminhos e motivações para que cada vez mais brasileiros e brasileiras façam parte do ecossistema empreendedor.
Neste momento em que tantas pessoas investem no próprio negócio por necessidade, tanto como fonte principal de recursos, quanto para complementar a renda, saber identificar e aproveitar as oportunidades existentes no mercado é fundamental para garantir a perenidade. Vamos debater caminhos e compartilhar experiências que contribuam para fortalecer o empreendedorismo, bem como a importância dos diferentes atores que compõem o ecossistema para o fortalecimento da geração de renda.
Para que tudo isso seja possível, o festival reunirá especialistas, colaboradores Alcoa, organizações sociais e empreendedores do Pará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo e todas as pessoas interessadas em dialogar sobre cultura empreendedora.
A edição 2023 será híbrida, com atividades online e presenciais. Além disso, este ano o evento traz algumas novidades. O Instituto Alcoa selecionou organizações locais de Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG), que serão responsáveis pela execução dos eventos presenciais locais.
Além de painéis com especialistas, as organizações, em parceria com o IA, organizarão oficinas, rodas de conversas, mentorias, palestras, feiras de exposição, produtos e serviços e rodadas de negócios, além de apresentações culturais.
No primeiro dia de evento (6 de julho), será realizado um painel (com duas mesas de debate), entre 14 e 16 horas, horário de Brasília. As atividades serão abertas e gratuitas, e com certificado de participação.
Já nos demais dias de evento (7 e 11 de julho), serão realizadas atividades presenciais nos territórios de atuação do Instituto Alcoa.
Para a atividade do dia 6 de julho, não é necessário fazer inscrição prévia. Basta entrar no link do evento e, depois, clicar no botão “assista” no horário determinado.
Já para as atividades realizadas nos territórios, é preciso conferir previamente as informações específicas (horário, local etc.) e verificar a forma de participação.
Confira a programação a seguir.
Programação
Evento
nacional
06/07 (quinta-feira) • Atividade online
• 14h
Abertura com Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil, e Marco Froes, presidente do Instituto Alcoa
• 14h15 às 15h
Mesa: “Assessoria e inovação para o empreendedorismo” Participantes: Jennifer Rodrigues (Sócia-fundadora da Empreende Aí) e Lucas Gustavo Fonseca (Secretaria de Planejamento e Orçamento do Maranhão)
Mediação: Monica Espadaro, diretora de operações do Instituto Alcoa
• 15h às 15h45
Mesa: “Experiências de jovens empreendedores”
Participantes: Gabriela Chaves (Plataforma de ensino NoFront – Empoderamento Financeiro) e Vinnicius Rodrigo Ferreira Nazaré (Jovem Transformador Ashoka - criador da startup Cordel)
Mediação: Tatiana Bizzi, Gerente Regional de Investimento Social e Desenvolvimento Comunitário da Alcoa
• 15h45
Agradecimentos, clipe de fechamento e avisos finais
Participante: Rodrigo Bueno, sócio do Estúdio Cais, parceiro de comunicação e engajamento do Instituto Alcoa
Eventos
locais
Juruti (PA)
07/07 (sexta-feira) • Atividade presencial
• 18h
Exposição de artesanatos, debate sobre o tema: “Modelo criativo de empreender através de projetos sociais” e apresentação cultural com o Grupo de Adolescentes da Oficina de Violão do monitor Igson.
Participantes da roda de conversa: Ir. Rosimary (Centro de Convivência Madre Clélia), Fabiana Oliveira (presidente da ACEJ), professor Valber Barroso e Deise Melo (presidente do IJUS/BANJUS).
Local: Centro de Convivência Madre Clélia - Rua Joaquim Gomes do Amaral, 786, Centro - Juruti (PA)
São Luís (MA)
07/07 (sexta-feira) • Atividade presencial
• 08h às 11h30
Palestras e oficinas sobre empreendedorismo; feira de exposição com estandes da agricultura familiar, da empresa Doce Pedaço Biscoitos Finos e Consultoria de Beleza Multimarcas. E apresentação cultural da Dança Cacuriá “Carimbó do Zé Libório”.
Abertura do evento: Liviomar Macatrão (secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento)
Participantes das palestras e oficinas: Ana Luzia Frazão Alhadeff (proprietária da empresa Doce Pedaço Biscoitos Finos) e Juliana Silva Santos (Consultora de Beleza Multimarcas)
Local: Escola Casa Familiar Rural, Estrada do Quebra Pote, S/N, Zona Rural de São Luís (MA)
Poços de Caldas (MG)
11/07 (terça-feira) • Atividade presencial
• 18h às 22h
Roda de conversa de abertura com empreendedores sobre o tema empreendendo na base. Também acontecerá uma Feira de Empreendedores e atividade cultural com discotecagem de Pedro Cezar, com o tema Afro-brasilidades.
Participantes da roda de conversa: Jesuane Salvador (Empreendedorismo cultural), Clayton Barbeiro (Afroempreendedorismo), Yula Merola (Reuso e empreendedorismo socioambiental) e Karina Rick (Empreendedorismo tradicional)
Participantes Feira de Empreendedores: Maricota, Black Brand, Black Boutique e Claudiana Psicologia
Local: Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico - Avenida Francisco Jesualdi, 84, Jardim Novo Mundo, Poços de Caldas (MG)